Origem da Vida - Parte I
Como surgiu a vida em nosso planeta?Várias hipóteses foram propostas por filósofos. Até o século XIX, acreditava-se que os seres vivos não surgiam apenas do cruzamento, Mas também de forma espontânea, essa ideia foi proposta por Aristóteles e era conhecida como geração espontânea ou ABIOGÊNESE. Essa explicação era dada a vermes que apareciam no lixo orgânico e em algumas frutas maduras.
Abiogênese vs Biogênese
O biólogo Francesco Redi elaborou experiencias em meados do século XVII que contradiziam a teoria da abiogênese.
O experimento aconteceu da seguinte forma
Então deste experimento pode-se concluir que os 'vermes' são uma etapa de vida da mosca, ou seja surgem de matéria pré existente e não de matéria inanimada. A partir daí, surge a teoria da biogênese.
Com o aperfeiçoamento do microscópio feito pelo naturalista Anton Leeuwenhoek logo depois do experimento de Redi, descobriu a vida dos microrganismos, Anton analisou que a forma rápida re produção dos microrganismos quando em soluções nutritivas , portanto veio daí a possibilidade de que a responsável por essa proliferação seria a geração espontânea, animando então os defensores da teoria abiogênica.
Fim da Abiogênese
A abiogênese permaneceu até o século XIX, quando Louis Pasteur efetuou experimentos que causaram o fim da geração espontânea.
Miguel Jr Arts |
Origem da Vida- Parte II
Teoria dos Coacervados
A vida é um tema que desperta curiosidade e intriga a sociedade e pesquisadores. Várias teorias foram feitas para explicar como ela surgiu. Segundo a teoria da biogênese, um ser vivo só pode surgir a partir de outro pré existente. Mas como surgiu o primeiro ser vivo?
Inicialmente, acreditava-se que a atmosfera da Terra primitiva era formada por alguns elementos básicos: vapor de água, amônia, hidrogênio, e metano. Essas substâncias se encontravam em contante instabilidade, pois sofriam a ação das descargas elétricas e radiação. É importante lembrar que não existia a camada de ozônio nesta época e portanto, a radiação chegava de maneira muito intensa na superfície terrestre.
Além disso a temperatura atingia níveis muito elevados e o planeta era constantemente atingido por meteoros. Atualmente muitos acreditam que a água e o carbono chegaram a Terra graças a estas colisões com meteoros.
Com o passar do tempo, a Terra foi esfriando. Isso fez com que ocorresse o endurecimento de rochas e consequentemente a formação da crosta terrestre. Iniciou-se também a condensação do vapor de água e o inicio das chuvas. Com as chuvas, ocorreu a formação de lagos e oceanos, locais onde possivelmente a vida se originou.
Oparin e Haldane, de forma independente, formularam uma teoria que se difere em alguns pontos, mas de maneira geral postula que a vida originou a partir de moléculas orgânicas nos oceanos primitivos. Segundo eles, os gases da atmosfera durante milhões de anos sofreram com a ação de descargas elétricas e radiações. Isso fez com que as moléculas inorgânicas dessem origem às moléculas orgânicas, como as proteínas.
As proteínas eram então arrastadas pela água até o interior dos oceanos primitivos, agregavam-se e formavam os coacervados. Os coacervados podem ser definidos como proteínas aglomeradas e envoltas por moléculas de água. Os mares primitivos podiam ser considerandos grandes “sopas nutritivas”, devido a presença dessas substâncias orgânicas.
Miller após observar a teoria proposta por Oparin e Haldane, tentou demonstrar experimentalmente o que seria a Terra primitiva e como ocorreria o surgimento das proteínas. Ele colocou em um recipiente água, metano, amônia e hidrogênio e submeteu o recipiente à constantes descargas elétricas e aumento de temperatura. Após algum tempo, Miller conseguiu observar a presença de aminoácidos em seu experimento. Como todos sabem, os aminoácidos são as partículas formadoras das proteínas.
Infelizmente o experimento de Miller estava errado quanto a composição real da atmosfera terrestre. Apesar de não haver ainda um consenso, acredita-se hoje que a atmosfera era formada principalmente por vapor de água, gás carbônico, monóxido de carbono, hidrogênio e nitrogênio. Entretanto, hoje grande parte dos pesquisadores aceitam a teoria de que os seres vivos são resultado de diversas modificações químicas. Sendo assim, os trabalhos de Oparin, Haldane e Miller foram essenciais para essa compreensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário