terça-feira, 28 de novembro de 2017

Reino Animal.

Reino animal ou Animalia

É composto por organismos heterótrofos, ou seja, aqueles que não produzem o próprio alimento.
Essa é uma das principais características do grupo e que os diferencia de outros seres vivos, como dos vegetais .
Os seres que pertencem ao reino animal são eucariontes e pluricelulares . Eles possuem capacidade de locomoção e grande parte fazem reprodução sexuada.
Os animais são classificados em diversos filos, sendo muitos deles animais invertebrados.
Os animais vertebrados pertencem ao Filo dos Cordados.
O desenvolvimento embrionário determina características importantes para sua classificação,
 todos os animais possuem o estágio da blástula no seu desenvolvimento.


Características do Reino Animal

  • Eucariontes: células com núcleo diferenciado, ou seja, envolvido por membrana.
  • Heterótrofos por ingestão: necessitam ingerir outros seres vivos, pois não produzem o próprio alimento;
  • Pluricelulares: corpo formado por muitas células com funções específicas;
  • Aeróbicos: respiram o oxigênio que retiram do ar ou da água, conforme o meio em que vivem;
  • A reprodução é sexuada, ou seja, envolve a união de gametas. Mas alguns invertebrados fazem de modo assexuado.
  • Não possuem celulose e clorofila (aclorofilados), uma característica que os diferencia dos vegetais;
  • Possuem tecidos e órgãos, com exceções dos filos mais simples como os Poríferos;
  • Presença da blástula: esfera de células, oca, com líquido no interior. É a segunda fase de segmentação das células no desenvolvimento embrionário depois da formação do zigoto (mórula-blástula-gástrula-nêurula).
  • A maioria dos animais têm simetria bilateral: duas metades do corpo simétricas. Também pode acontecer a simetria radial (vários planos longitudinais a partir do centro do corpo, exemplo: equinodermos) ou ainda ausência de simetria (esponjas).

Filos do Reino Animal

Os animais vertebrados são pertencentes ao Filo dos Cordados. A principal característica é a presença da medula espinhal e coluna vertebral.

Os cordados são divididos em 5 classes, a saber:
Peixes: Corpo coberto por escamas e respiração branquial (retiram oxigênio da água). Não controlam a temperatura do corpo (pecilotérmicos). Exemplos: dourado, arraia, tubarão.
Peixes
Cardume de peixes
Anfíbios: Animais que dependem da água na fase larval (respiração branquial) e passam por uma metamorfose corporal na vida adulta e adquirem a respiração pulmonar, é o caso dos sapos, rãs, pererecas e salamandras. São pecilotérmicos.
Anfíbio, sapo
Sapo, um dos principais representantes dos anfíbios
Répteis: Possuem respiração pulmonar e corpo coberto de escamas ou carapaça. Podem viver na água ou na terra e são pecilotérmicos. Exemplos: tartarugas, jacarés e lagartos.
Répteis
Os jacarés vivem em ambiente aquático e terrestre
Aves: Corpo coberto de penas e respiração pulmonar, controlam a temperatura do corpo (homeotérmicos). Exemplos: galinha, avestruz, ema, pinguim, papagaio, beija-flor.
Aves
Aves diferenciam-se pelo corpo coberto de penas
Mamíferos: Presença de pelos, homeotérmicos e respiração pulmonar, as fêmeas alimentam os filhotes por glândulas mamárias. Exemplos: seres humanos, gatos, cachorros, morcegos.
Mamífero
Os mamíferos alimentam-se do leite materno

Animais Invertebrados

Os animais invertebrados são representados por inúmeros filos com características bem diferentes, mas todos são pluricelulares e não possuem parede celular, a saber:
Poríferos: Animais primitivos de água doce ou salgada. São organismos que não possuem órgãos, nem capacidade de locomoção e a reprodução pode ser sexuada ou assexuada. Exemplos: esponjas.
Esponjas
Esponjas de ambiente marinho
Cnidários: Vivem em água doce ou salgada e alguns deles possuem capacidade de locomoção enquanto outros são sésseis (fixos). Uma característica que os torna peculiares é que os cnidários possuem os “cnidócitos”, ou seja, células urticantes. Alguns exemplos são os corais, as anêmonas e águas vivas (medusas).
Cnidários
Cnidários destacam-se pelos enormes tentáculos
Platelmintos: Possuem corpo achatado e podem ser de vida livre ou parasitas. Exemplo: tênias, solitárias, esquistossomos e planárias.
Planária
Planária, um verme de corpo achatado
Nematódeos ou nematelmintos: Possuem corpo cilíndrico e podem ser de vida livre ou parasitas (humanos e de plantas). Exemplo: lombrigas, oxíuros e outros vermes.
Nematelmintos
Os vermes nematelmintos apresentam corpo cilíndrico
Anelídeos: Possuem corpo segmentado, composto de anéis. Vivem em habitats úmidos na terra e nas águas doces ou salgadas. Exemplos: minhocas, poliquetas e sanguessugas.
Sanguessuga
Sanguessuga
Equinodermos: Animais marinhos com presença de exoesqueleto calcário e sistema hidrovascular. O corpo deles possui simetria pentarradial (5 lados iguais). Exemplos: pepinos-do-mar, estrelas-do-mar, ouriços-do-mar.
Equinodermos
Estrelas-do-mar apresentam capacidade de regeneração de partes perdidas do corpo
Moluscos: Animais de corpo mole com presença de concha, pode ser interna (lulas e polvos) ou externa (caramujos, mexilhões) que habitam água (doce ou salgada) e terras úmidas. Exemplo: mexilhões, polvos, lulas, lesmas, ostras, caramujos.
Caramujo
Caramujo, um típico representante dos moluscos
Artrópodes: Os artrópodes compreendem um filo muito diversificado. São caracterizados pelo corpo segmentado e presença de exoesqueleto de quitina.
Besouros
Os artrópodes, como os besouros, apresentam alta diversidade de espécies
Os principais são:
  • Insetos: borboletas, abelhas, baratas, moscas;
  • Aracnídeos: aranhas, ácaros, escorpiões, carrapato;
  • Miriápodes: centopeia, lacraias, gongolos;
  • Crustáceos: lagostas, caranguejos, siris, camarões.


sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Reino Plantae.




Reino Plantae ou Vegetal

É composto basicamente pelas plantas em suas mais diversas espécies. Esse é de longe considerado o reino mais importante, isso porque foram elas que deram início à vida na terra há milhões de anos, graças a sua capacidade de se alimentar  dependendo apenas de si mesma.

As plantas são consideradas o primeiro elo da cadeia alimentar, sustentando até hoje toda a vida na Terra, pois são a base da cadeia alimentar para os mínimos organismos como fungos, bactérias. Não podemos esquecer que num mundo cada vez mais industrializado e dominado pelo capitalismo as plantas são de importância vital para o equilíbrio da quantidade de gás carbônico (CO2) na nossa atmosfera.

Resultado de imagem para reino plantae
As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas. Como já vimos, seres autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento pelo processo da fotossíntese.
Utilizando a luz, ou seja, a energia luminosa, as plantas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento, e liberam o gás oxigênio.

Os Nomes dos Grupos de Plantas

  • Criptógama: palavra composta por cripto, que significa escondido, e gama, cujo significado está relacionado a gameta (estrutura reprodutiva). Esta palavra significa, portanto, "planta que tem estrutura reprodutiva escondida". Ou seja, sem semente.

  • Resultado de imagem para CRIPTÓGAMA

  • Fanerógama: palavra composta por fanero, que significa visível, e por gama, relativo a gameta. Esta palavra significa, portanto, "planta que tem a estrutura reprodutiva visível". São plantas que possuem semente.
  • Resultado de imagem para fanerógama
 Gmnosperma: As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequóias e os ciprestes.

Resultado de imagem para gimnosperma

  • Angiosperma: palavra composta por angion, que significa vaso (que neste caso é o fruto) e sperma, semente. A palavra significa, "planta com semente guardada no interior do fruto". 
Resultado de imagem para angiosperma

Algas- Atividade Prática.

Atividade prática realizada na cidade de Piúma-ES, nós alunos saímos à procura de quais algas poderíamos encontrar em nossa cidade. Logo abaixo estão as que encontramos:

Essa é uma alga rodófita, caracterizada pela coloração vermelha.
As algas vermelhas são importantes para a economia, pois os ágares retirados da parede celular podem ser usados como espessantes, geleificantes e como base para a produção de diversos cosméticos. Além disso, em regiões orientais, são comercializadas e consumidas como vegetais.
Essas algas são essenciais ainda para a cimentação, indispensável para a formação e a sobrevivência dos recifes de corais. Isso acontece quando elas se revestem de CaCO3, tornando-se rígidas. São nesses casos confundidas com os corais, que são animais celenterados.
Essa é uma alga calcária.
As algas calcárias são plantas marinhas, impregnadas de carbonato de cálcio.
 Utilizadas em: Implantes em cirurgias óssea, tratamento e prevenção da osteoporose e Nutrição animal, entre outros.

Resultado de imagem para cloroficea Essa é uma clorofícea,  as clorofíceas são algas de cor verde, que têm a clorofila como pigmento predominante em suas células.

.